Educação infantil
Froebel, não só seguiu as ideias de Pestalozzi, como observou alguns pontos falhos de sistematização e falta de clareza no método do suíço. Gostou muito de dois tipos de atividades desenvolvidas por Pestalozzi, como os passeios com as crianças na natureza e a possibilidade de fazerem lições e jogos ao ar livre.
Em 1817, Froebel criou seu primeiro centro educativo, o Instituto Alemão de Educação Universal, apresentando suas ideias do que seria um Jardim de Infância, que mais tarde em 1840 torna-se realidade. O nome jardim de infância se dá pelo fato de Froebel enxergar as crianças como sementes e que precisavam de um lugar propício para germinarem e então desabrocharem. Além da sua preocupação com as crianças, Froebel também se preocupava com quem cuidava das crianças, mães e educadoras, criando uma escola de treinamento para essas pessoas.
Forebel tinha uma visão ampla sobre o que seria educação, abordava uma visão espiritualizada, um ideal político de liberdade e acreditava que um ambiente harmônico fosse ideal para o desabrochar e desenvolvimento das crianças. Trouxe atividades que se utilizavam de músicas, jogos, arte, buscando educar sensações, emoções. Ele valorizava o diálogo, a brincadeira, a natureza, atividades ao ar livre, cultivo de hortas, poesia, atividades manuais, incentivava atividades cooperativas, lúdicas, valorizando a interação social no processo de aprendizagem e a participação da família na educação de seus filhos.
Esses conceitos de Froebel se assemelham com o contexto familiar, por incentivarem o desenvolvimento e a aprendizagem autoiniciada pela criança, diferente do conceito de educação da época considerada tradicional e que focava o conhecimento sistematizado.
O conceito de educação infantil não fazia muito sentido na época, mas foi Froebel que iniciou esse movimento trazendo sua