Educação infantil
Nos primeiros livros de Machado de Assis, ele estava nos tempos do império, capitalismo. Ele, em seus livros, destacava muito o seu olhar sobre o ser humano e afirmava que a maioria era somente preocupada com o lucro.
Para Gustavo Franco, ele faz criticas sobre as pessoas daquela época que fazem fortuna da noite para o dia. Gustavo ainda afirma que Machado achava que apesar do Brasil ter mudado, não havia caminhado para outro estado, continuando com o capitalismo muito patrimonialista e cheia de privilégios.
Machado de Assis procurava observar o comportamento do ser humano, de acordo com a época. Como o adultério, o poder, e principalmente a ambição.
Escrevendo historias que mesmo após 100 anos ou mais, ainda vão ser lidas, pois buscou contar sempre um pouco sobre o comportamento humano, sobre acontecimentos frequentemente ocorrem com os homens em geral.
No Alienista, Machado através de Bacamarte, faz uma análise sobre a loucura, sobre o comportamento dos homens perante a sociedade. Ele julga que as pessoas não precisam ter sua consciência normal, pois no livro Bacamarte critica os “loucos’’, e no final o “louco’’ é ele. Como na parte que ele prende Crispim na Casa Verde só porque ele havia ganhado uma fortuna e à gastou toda em pouco tempo.
Quando dona Evarista, se deslumbra com a quantidade de dinheiro que seu marido ganhou com a Casa Verde:
“Dona Evarista sentiu faltar – lhe o chão debaixo dos pés, ver o Rio de Janeiro, para ela, equivalia ao sonho do hebreu cativo’’ – Página 12. Percebemos uma critica contra a ambição .
No momento que ele divide os “loucos’’ , na minha opinião ele critica a sociedade que separa as pessoas que não possuem 100% do seu pensamento normal :
“ Os mansos andavam à solta pela rua, Simão Bacamarte entendeu desde logo reformar tão ruim costume’’ – Página 5.
Em todos seus livros Machado busca sempre analisar o comportamento social dos