Educação infantil
Gerência da Educação Ciência e Tecnologia
Escola de Educação básica Deputado Nilton Kucker
Disciplina: Estagio Supervisionado de Educação Infantil
Professora Orientadora: Maria Elisa de Souza
Aluna estagiária:
Você conhecerá momentos significativos sobre o meu estágio de observação, participação e regência, conhecendo e reconhecendo o meu desenvolvimento e aprendizagem em relação à observação e realização das ações no campo educacional da Educação Infantil.
Este documento é uma fonte de dados de observação, pesquisa, estudo, conhecimento e relato das situações que vivenciei e experimentei durante o período de estágio...
Registrar é fazer história, tecer memória. É ouvir, ver e marcar o cotidiano educativo, narrando o movimento do grupo, construindo sentidos e significados.
A prática do registro permite ao estagiário, o exercício e o resgate da sua emoção, do seu desejo, da sua sensibilidade, do seu compromisso, da sua competência.
Registrando, o estagiário reafirma sua condição de autoria, apostando na possibilidade da criação, rompendo o medo de dizer, apropriando-se de seus desígnios.
“O observador precisa ter mais do que um olhar que aponte as coisas que estão dando certo. O observador precisa ser crítico, saber observar de forma a trazer mudanças a ação observada”
“ O Educador observado precisa estar maduro e aberto as críticas construtivas que servirão para mudanças e reflexão da prática”.
“ Ambos (observador e observado) serão profissionais que além de fazer, compreendem o que fazem”
“ O Observador precisa ser conhecedor do assunto/situação que esta observando , considerando a possibilidade de uma pesquisa/planejamento anterior ou conjunto com o mediador”(aquele que será observado)
“Ao registrar/relatar o vivido damos voz, através da linguagem escrita, à nossa prática, possibilitando que novos caminhos sejam percorridos.”
“Relatar é resgatar a história ! De um texto vivo, real, expressão