EDUCAÇÃO INFANTIL: DA CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Medel, Cássia Ravena Mulin de A. Educação infantil; da construção do ambiente às práticas pedagógicas. 3.ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2013.
A obra resenhada foi escrita pela autora Cássia Ravena Mulin de A. Medel, que fala sobre a organização de um ambiente educativo na Educação Infantil e a sua importância para as crianças de zero a seis anos, onde se pode tirar o máximo de aproveito nessas atividades e possa ser algo em que as crianças vão gostar, com o livro dividindo-se em oito capítulos e duzentas e vinte e três páginas.
A educação infantil é essencial para o desenvolvimento das crianças, e para que esse ensino possa ser eficiente e a todos é necessário que a escola atenda as necessidades de seus alunos. Quanto ao ambiente escolar e aos professores, devem ser capacitados para que possam receber os alunos, sejam eles especiais ou não.
No desenvolvimento da criança as brincadeiras têm sua importância em diversos aspectos, como o cognitivo; ele desenvolve a criatividade e o raciocínio; a convivência com outras crianças estimulam ainda mais. A musicalidade deve ser também trabalhada pelo professor como ferramenta de ensino
A autora comenta sobre o ambiente interno e externo, onde a equipe pedagógica junto com a escola deve estar sempre atenta a relação de convivência dos alunos entre eles, e com os adultos os funcionários da escola.
O estágio da escrita e leitura é um pouco mais complexo, mas o livro diz que o professor deve ter seus cantinhos de leitura, para que a criança visualize os livros e possa estar ao alcance delas, para assim despertar o interesse, e é necessário que os educadores sempre façam registros dos livros que os pequeninos estão lendo. A sala de aula deve ser preparada para a organização dos cantinhos não só de artes, mas sim de todas as matérias se for possível e sempre destacando a importância das rodinhas nas aulas.
Ravena comenta sobre a iniciação das