Educação infantil avaliação de desenvolvimento minimaternal e maternal
Avaliação de desenvolvimento Minimaternal e Maternal
1. Experimentação e representação
* Reconhecer objetos pelo som, tato, gosto e cheiro.
* Imitar ações e sons.
* Desempenhar papéis.
* Fazer desenhos e pinturas
As representações não verbais (as imagens mentais) dominam o pensamento da criança nessa fase. A capacidade de representar o conhecimento do mundo por modalidades e meios diversos deve ser desenvolvida, pois representa um elemento importante em qualquer processo do pensamento criativo.
a) Reconhecimento de objetos pelo som, tato, gosto e cheiro
Para interpretar o seu estímulo sensorial, a criança deve conhecer o objeto a que se refere. Por exemplo, se uma criança ouve o som de um violino, mas nunca viu, ouviu ou tocou num violino, não consegue saber o que está produzindo aquele som. Quando a criança já teve uma grande variedade de experiências, consegue identificar muitos objetos pelos estímulos sensoriais. Consegue imaginar o objeto total pelas partes que vê, ouve, prova, cheira ou toca. O estímulo sensorial serve para despertar a lembrança a partir da qual a criança pode completar a sua própria representação mental do objeto. Para isso, o educador deverá desenvolver atividades como:
* Colocar objetos conhecidos num saco de papel e fazer com que a criança tente identificá-los só pelo tato. * Colocar em um recipiente vários materiais conhecidos e, sem olhar, a criança deve identificá-los pelo cheiro: café, laranja, chocolate, etc. * Pegar um objeto familiar, tapá-lo todo, exceto uma das partes, e pedir à criança que o identifique. * Estimular a criança a identificar alguns alimentos só pelo gosto. * Pedir para que a criança identifique sons familiares, à medida que surgem durante o dia: um avião que passa, uma sirene, um trovão, etc.
b) Imitação de ações e sons
As crianças de três e quatro anos imitam as