educação indigena
Segundo o Conselho Nacional de Educação os povos indígenas tem direito a educação diferenciada. As escolas localizadas em tribos indígenas devem dar um tratamento aos valores, saberes e conhecimentos tradicionais, às práticas sociais de cada cultura e garantir acesso ao conhecimento de tecnologias da sociedade.
Escolas indígenas deve ser um espaço intercultural, onde se debatem e se constroem conhecimentos e estratégias sociais sobre a situação de contato com varias etnias.
Visando à melhoria nas condições de ensino em aldeias indígenas é de competência do Ministério da Educação, coordenar projetos de educação escolar Indígena no pais.
Como por exemplo, a oferta de educação escolar aos povos indígenas, elaboração de programas para atendimento das necessidades destas escolas, apoio técnico e financeiro para que se possa ofertar a formação de professores indígenas, para que eles assumam a gestão de escolas em sua terra, elaborar materiais de didático de acordo com o contexto cultural de cada povo.
A implementação dessa política é fundamental para que de fato as comunidades indígenas possam assumir suas escolas, integrando-as à vida social.
Dentre os Princípios da Educação Escolar Indígena, alguns se destacam:
Reafirmar suas identidades étnicas
Recuperar suas memórias históricas
Valorização de suas línguas e ciências (preservação da realidade sociolinguística).
Devem ser levados em conta: suas estruturas sociais, suas práticas socioculturais, religiosas e econômicas. Suas formas de produção de conhecimentos.
Contemplar ações voltadas à manutenção e preservação de seus territórios e dos recursos neles existentes
Promover o ensino fundamental e o ensino médio para constituir em tempo e espaço de formação para a Cidadania Indígena plena, articulada tanto ao direito à