Educação Inclusiva
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 cONSIDERAÇÕES FINAIS 5
4 rEFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
A professora Orgânia Alves atua na Sala de Recursos da EEEFM “José Pinto Coelho”, sala esta que se destina ao atendimento de alunos portadores de deficiência. Nesta sala, no contra-turno, o aluno recebe Atendimento Educacional Especializado.
A professora se diz privilegiada, pois atende a somente um aluno por vez, o que possibilita uma dedicação integral, o que resulta em melhores resultados. “Nessa sala, além de frisar ainda mais as matérias estudadas no Ensino Regular, o aluno recebe aulas de Informática Inclusiva, Caligrafia e também são trabalhadas em forma de conversas, melhores condições de relacionamento com os demais alunos ditos ‘ normais’.”
Nota-se, que a Educação Inclusiva vai além de ensinar Português e Matemática, pois além de aprender a ler, escrever, somar, etc... o aluno precisa ser tratado como ser humano em primeiro lugar, recebendo orientações e suporte para conviver em sociedade.
Entrevista feita à professora Orgânia Alves, que atua como professora de AEE.
2 DESENVOLVIMENTO A educação inclusiva é uma ação educacional humanística, democrática, amorosa mas não piedosa, e que tem como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A idéia é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular. O objetivo da inclusão demonstra uma evolução da cultura ocidental, defendendo que nenhuma criança deve ser separada das outras por apresentar alguma espécie de deficiência.