educação inclusiva
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Profa. Cleudimara Sanches Sartori Silva
SERTÃOZINHO
17-06-2013
INTRODUÇÃO
A educação inclusiva representa um dos maiores desafios do sistema educacional brasileiro e apesar de ser um termo geralmente associado à educação de pessoas com deficiências físicas e mentais ele abrange todas as pessoas sem exceção independente de classe social, raça, condições físicas ou psicológicas.
Este trabalho objetiva discorrer sobre a educação especial no Brasil, suas características, e sobre a formação de pedagogos que irá atuar na educação especial.
O QUE É INCLUSÃO?
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UMA ESCOLA INCUSIVA.
Fonte: Acesso em: 02-jun-2013.
Através da declaração de Salamanca em 1994 surgiu o conceito de educação inclusiva, ela objetiva uma educação humanística, democrática e visa o sujeito em sua singularidade, segundo professor Mel Ainscow inclusão é o aluno estar na escola, participando, aprendendo e desenvolvendo as suas potencialidades.
A declaração de Salamanca defende ainda que todas as crianças devem ser acolhidas nas escolas independentes de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras e as escolas devem encontrar uma maneira de educar com sucesso todas as crianças independentes de elas terem uma deficiência grave.
O Brasil possui hoje umas das legislações mais avançadas em educação inclusiva e de acordo com o senso escolar de 2007 56% das crianças do publico alvo da educação especial estava matriculadas na escola regular de ensino.
Para que a escola possa receber de forma inclusiva estes alunos ela precisa primeiramente estar adaptada fisicamente e estruturalmente como: rampas de acesso para os cadeirantes, banheiro adaptado, materiais didáticos diferenciados, é necessário também o respeito a esses alunos e as suas diferenças e