Educação Inclusiva: um direito de viver a igualdade
Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89130-000 – Indaial/SC Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
UM DIREITO DE VIVER EM IGUALDADE
Lucineide da Rocha Mota Souza
Adélia Januth Quaresma
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVE
Licenciatura em Pedagogia – (PED 0245) – Trabalho de Graduação
20/05/13
RESUMO
A Inclusão de pessoas com deficiência ou mesmo com dificuldades na aprendizagem, passou inúmeras mudanças conquistadas nas ultimas décadas. Na Antiguidade pessoas que dependiam dos outros eram excluídas, feitas de bobos e perseguidas até a morte. Hoje a inclusão dessas pessoas na sociedade, na educação, esta mais acessível. No Brasil teve inicio no século XIX, um dos documentos de grande importância foi assinado na conferencia de Salamanca propondo a inclusão de crianças no ensino regular, dentre outros de grande valor nesta luta pela inclusão. A dificuldade de alguns educandos na sua dura realidade e condições de trabalho, os limites da formação profissional. Inclusão educacional não é educação especial.
Palavras Chaves: Inclusão, educandos, dificuldade, educadores
2.
INTRODUÇÂO
Este trabalho trata de um estudo realizado no trabalho de conclusão curso de Pedagogia o (TG) tem como principal objetivo os processos curriculares e pedagógicos existentes, quanto a Educação Inclusiva. Apresentado como um dos requisitos para obtenção do grau de licenciatura em Pedagogia nas series iniciais do Centro Universitário Leonardo Da Vince. Tem como objetivo analisar a inclusão de Educandos nas redes de ensino regular, seu desenvolvimento, como educadores que ensinam o que eles aprendem.
Para realizar este estudo