TRABALHO INDIVIDUAL 1 SEMESTRE este
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFLEXÃO SOBRE OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA.......................................................................4
3 MUDANÇA NO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL...............5
4 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA..............................................................................6
5 DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SEGREGADA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA...............7
6 ESCOLA INCLUSIVA E SUA POSTURA FRENTE À HOMOGENEIDADE............8
7 CONCLUSÇÃO.........................................................................................................9
8 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10
1 INTRODUÇÃ
Este trabalho tem como objetivo principal analisar a transição da educação especial no modelo segregado a perspectiva da educação inclusiva no Brasil. Com a finalidade de uma educação como direito de todos, igualdade de oportunidades, convívio social, cidadania, valorização da diversidade e transformação social através da inclusão de pessoas portadora de deficiência em rede regular de ensino.
Sendo a educação inclusiva atualmente ainda um desafio no sistema educacional, inicialmente será abordado sobre a definição, o objetivo e como anda o processo de inclusão nas escolas públicas e, na seqüência sobre os avanços e os desafios da escola pública em relação à inclusão do aluno portador de deficiência.
2 REFLEXÃO SOBRE OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA Entende-se por educação inclusiva, escolas que visam o processo de inclusão de pessoas deficientes, em qualquer grau de escolaridade, no ensino regular. As pessoas com deficiência terão as aulas da educação formal em salas de ensino juntamente com pessoas que não possuem deficiências.
Entre os grupos historicamente excluídos do sistema regular