ciencias contabeis
Professo: Jaci Raizer da Silva Turno: Noite Sala: 7
EXERCICIO DE FIXAÇÃO
1- O que é DLPA e qual seu objetivo?
R: É uma demonstração contábil obrigatória e deve ser elaborada conforma estabelecem as leis nº 6.404/76 e nº 11.638/07, artigos 176 e 186, e de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade, em especial o da entidade, que firma a autonomia patrimonial.
Objetivo; montar uma demonstração de lucros ou prejuízo acumulados para verificar se houve lucro ou prejuízo ocorrido no período.
2- O que são lucros ou prejuízo do exercício?
R: Corresponde ao lucro ou prejuízo liquido final constante na demonstração do resultado do exercício.
3- Para que serve a reserva legal?
R: Objetiva manter a integralidade de capital social, e só pode ser usada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.
4- Dê a distinção entre Reserva Estatutária e Reserva para Contingencia?
R: Reserva estatutária; são as reserva facultativas, porém, uma vez prevista no Estatuto, obrigam as empresas a constituí-los. Reserva para contingencia; sua constituição objetiva compensa num futuro, a diminuição do lucro proveniente de perda provável, cujo valor possa estimado, mas não constitui obrigação.
5- Exemplifique Retenção de Lucro.
R: Essa reserva é também denominada por renomados autores de ‘’reserva de bens para expansão’’ ou ainda ‘’reserva para investimentos ou reserva orçamentária’’. A constituição dessa reserva é baseada no artigo 196 da lei societária.
6- Conceitue Reserva de Lucros a Realizar, e sua função prática nos dias atuais?
R: O lucro do exercício é a base para a distribuição de resultados aos acionistas. Porem, considerando o regime de competência e as vendas a longo prazo, é possível que uma parcela de lucro se refira a ganhos ainda não realizados financeiramente; caso contrário, enfraqueceria a situação financeira da empresa.
7- Dividendo se parte dos Lucros das empresas que se