Educação Inclusiva: Fatores que originaram os debates e as condutas dessa modalidade educacional.
Tayssa Suellen Araujo da Silva1
RESUMO
A educação dos discentes denominados especiais, durante muitos anos era feita de forma segregada. Porém, nas últimas duas décadas, o cenário educacional da Educação Especial e Inclusiva, têm sido modificadas, especificamente a partir da segunda metade da década de 90 com a Declaração de Salamanca, que foi um documento que movimentou os pesquisadores e profissionais atuantes nessa área, em prol de uma alteração da realidade escolar. A crescente entrada dos alunos especiais na rede regular de ensino, fez com que aumentasse as reflexões e debates acerca da educação inclusiva. Este artigo tem por objetivo analisar historicamente os fatores que levaram a iniciar as pesquisas e debates na área de Educação Inclusiva, assim como analisar o percurso desta modalidade de ensino no cenário nacional.
PALAVRAS CHVES
Educação Inclusiva; Educação Especial; rede regular;
1 INTRODUÇÃO
O modo em que as classes estão organizadas nas escolas regulares tem a intenção de agrupar indivíduos, a partir de determinados critérios, e condições. Considerando que a condição de que para se reunir estes indivíduos, seja necessário excluir, aqueles que não estão de acordos com os critérios preestabelecidos, temos então a formação, de um grupo dos excluídos das normas estabelecidas pela sociedade vigente.
Sob a realidade dos alunos deficientes, tais como cegos, surdos, etc., foi esse o raciocínio que imperava na educação brasileira até pouco tempo. Estes alunos eram excluídos da escolaridade normal, porque não encaixavam na categoria dos critérios determinados, e assim era formada outra classe de pessoas, uma sala com alunos que estivessem na mesma situação.
2 OS PRIMEIROS DEBATES ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Os discursos mais extensos sob a perspectiva da Educação Inclusiva, na qual se tem conhecimento, suscitou em