Educação Inclusiva: difícil,mas possível
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFÍCIL, MAS POSSÍVEL
SÃO PAULO
2005
ISABEL CRISTINA FERREIRA DOS SANTOS ALVES
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFÍCIL, MAS POSSÍVEL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Morumbi Sul como requisito para Graduação em Pedagogia.
Orientadora: Profª Dra. Maria Regina Luchesi
SÃO PAULO
2005
Quero não somente dedicar, mas também agradecer à aluna e sua família pela experiência impar de vida que me possibilitaram durante estes dois anos de convívio e pela a oportunidade de comprovar que a Ed. Inclusiva é difícil, mas, é possível.
A minha professora e orientadora, Regina Luchesi, que me levou a acreditar no paradigma da inclusão social, como caminho ideal para se construir uma sociedade para todos.
AGRADECIMENTOS
Ao meu marido Antônio, pelo companheirismo e dedicação; aos meus colegas de classe, em especial àqueles que se tornaram amigos; aos professores que fizeram parte do meu dia-a-dia nesse ínterim e que contribuíram para tal conquista.
Quanto mais respeitarmos os alunos e alunas independentemente de sua cor, sexo, classe social, quanto mais testemunhos dermos de respeito em nossa vida diária, na escola, em nossas relações com os colegas, com zeladores, cozinheiros, vigias, pais e mães de alunos, quanto mais diminuirmos a distância entre o que dizemos e o que fazemos, tanto mais estaremos contribuindo para o fortalecimento de experiências democráticas. Estaremos desafiando-nos a nós próprios a mais lutar em favor da cidadania e de sua ampliação. Estaremos forjando em nós a indispensável disciplina intelectual sem a qual obstaculizamos nossa formação bem como, a não menos necessária disciplina política, indispensável à luta para a invenção da cidadania.