Educação humanista
Uma vez que avaliando o que se ensina, imediatamente estará ocorrendo à avaliação no mesmo processo de ensino-aprendizagem. Portanto será possível falarmos em avaliação inicial e avaliação final.
A avaliação inicial ocorre quando o educador tem como sentido e finalidade o conhecimento do aluno, suas competências curriculares, seu sentido de aprendizagem, seus interesses, suas técnicas de trabalho, enfim ele utiliza a avaliação para conhecer melhor o aluno e poder ensiná-lo de uma maneira melhor.
A partir desta avaliação inicial, o educador consegue recolher informações, de maneira continua e com diversos procedimentos metodológicos, o qual irá realizando julgamento quanto ao grau de aprendizado, ora em relação ao grupo, ora individualmente. Podendo assim fazer uma analise de como seus alunos estão se desenvolvendo nas atividades propostas.
Este trabalho tem a finalidade de informar sobre as Abordagens Humanistas, dentro do contexto de conhecimento, educação, escola, ensino e aprendizagem. Pressupondo-se que toda pessoa tem seu potencial e capacidade de aprendizagem tanto na parte intelectual quanto na emocional, concluímos que a partir deste conceito o leitor pode obter um conhecimento mais amplo sobre a Pedagogia Humanista.
CONHECIMENTO
O conhecimento é construído ao longo da vida. Só experimentando o homem consegue adquirir verdadeiramente o conhecimento. Todo ser humano tem curiosidade, e é essa curiosidade que facilita a sua aprendizagem. Segundo a autora Emilia Ferreiro, ao identificarmos um conjunto de conhecimentos, que um indivíduo consegue adquirir durante o seu desenvolvimento, conseguimos identificar o meio cultural aonde esse indivíduo cresceu. A cultura do campo exige um conhecimento diferente da cultura da cidade. O indivíduo aprimorando um conhecimento consegue reutiliza-lo, em outros contextos de situações, ou seja, reconstruindo um saber construído. Um conhecimento para ser bem compreendido pelo indivíduo é