Educação física
Os ligamentos são tecidos semelhantes aos tendões que circundam as articulações e conectam um osso a outro. Os ligamentos ajudam no reforço e estabilização das articulações, permitindo os movimentos somente em determinadas direções.
A principal função dos ligamentos é limitar os movimentos das articulações em direções indesejáveis, para evitar a ocorrência de lesões. O ligamento é um feixe de tecido fibroso formado por tecido conjuntivo, e é mais ou menos comprido, que une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação os tipos de ligamentos mais comuns são de fitas fibrosas que unem aos ossos ou na própria substancia.
Os ligamentos colágenos são inextensíveis e inelásticos. Mas sua disposição pode deixa-los frouxo nos movimentos de dada articulação, porém estiram-se e impedem ir à outra direção usando assim os ligamentos frenadores que permitem uns movimentos, mas impedem outro; Com isso a principal função dos ligamentos é limitar os movimentos das articulações em direções indesejáveis, para evitar a ocorrência de lesões.
A estabilidade do tornozelo se dá através de ligamentos, que são:
Ligamento colateral medial: tem origem no maléolo tibial e inserção nos ossos navicular, tálus e calcâneo, são eles: tibiotalar anterior e posterior, tibiocalcâneo e tibionavicular, que juntos formam o forte ligamento deltóide.
Ligamento colateral lateral: tem origem no maléolo fibular e inserção nos ossos tálus e calcâneo; são eles: talofibular anterior e posterior e calcaneofibular.
Sindesmose tibiofibular: Tem origem na tíbia e insersão na fíbula; são eles: tibiofibular anterior e posterior e interósseos.
Os ligamentos elásticos unem firmemente, mas tem a plasticidade e a flexibilidade nos complexos movimentos do corpo humano.
Há outras formas de ligamentos e outra formação, mas que não cumprem as funções dos verdadeiros, os ligamentos capsulares estão parcialmente neste. Algumas frestas de bordas dos ossos são puladas em ponte, por fitas que se