educação física
O envelhecimento é um processo complexo que envolve várias variáveis como: genética, estilo de vida, doenças crônicas que interagem entre si e influencia, significativamente, o modo que cada individuo alcança determinada idade.
As atividades físicas regular de exercícios anaeróbios e aeróbios proporcionam varias respostas favoráveis no organismo, que contribuem para um envelhecimento saudável.
A atividade física e importante porque através dela pode-se melhorar o nível de aptidão física que nada mais é que o conjunto de atributos que se relacionam com a capacidade que um indivíduo tem de realizar atividades físicas, onde este nível está relacionado diretamente ao nível de saúde que as pessoas apresentam, sendo o sedentarismo considerado tão prejudicial à saúde quanto qualquer outra doença como diabetes, hipertensão e outros, estando o sedentário mais predisposto a estes mesmos distúrbios. As pessoas inativas e sedentárias estão mais expostas a doenças relacionadas ao estilo de vida. Os exercícios regulares aumentam a longevidade, melhorando a energia do indivíduo, sua disposição e saúde de modo geral. Melhora também o seu nível intelectual e seu raciocínio, sua velocidade de reação e o seu convívio social, ou seja, seu estilo de vida que é a sua própria vida qualidade de vida.
Fatores a serem trabalhados na Atividade Física para o idoso
Melhora da velocidade ao andar e do equilíbrio;
Melhora da auto-eficácia;
Contribuição para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea;
Auxílio no controle do diabetes, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão;
Melhora da ingestão alimentar;
Diminuição da depressão;
Redução da ocorrência de acidentes, pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;
Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.