Biografia Sophia de Mello Breyner
Biografia – Sophia de Mello Breyner Andresen
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto e faleceu no dia 2 de julho de 2004, aos 84 anos, em Lisboa.
Sophia de Mello Breyner, uma dos mais reconhecidos autores da poesia contemporânea do séc. XX, estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa e, em 1940, publicou os seus primeiros versos, nos Cadernos de Poesia. Casou-se com Francisco Sousa Tavares, com quem teve 5 filhos, e participou ativamente na oposição ao Estado Novo, tendo sido eleita, depois do 25 de abril, deputada à Assembleia Constituinte. Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreveu também contos, histórias para crianças (como A Fada Oriana e O Rapaz de Bronze), artigos, ensaios e teatro.
Sophia de Mello Breyner, admiradora da literatura e de mitos clássicos, evoca nos seus versos temas como o tempo, o mar, a busca da harmonia e a exigência do moral, entre outros.
Foi a primeira mulher a ser distinguida com o maior galardão da literatura portuguesa, o Prémio Camões, em 1999, tendo recebido outros prémios como o Prémio Poesia Max Jacob e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.
Dez anos após o seu falecimento, o seu corpo é trasladado para o Panteão Nacional.
..............
................
.................
.............
.............
............
..........
«As Pessoas Sensíveis», Sophia de Mello Breyner Andresen
Biografia – Sophia de Mello Breyner Andresen
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto e faleceu no dia 2 de julho de 2004, aos 84 anos, em Lisboa.
Sophia de Mello Breyner, uma dos mais reconhecidos autores da poesia contemporânea do séc. XX, estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa e, em 1940, publicou os seus primeiros versos, nos Cadernos de Poesia. Casou-se com Francisco Sousa Tavares, com quem teve 5 filhos, e participou ativamente na oposição ao