Afiação
Os rebolos moldados se constituem de dois elementos básicos que são: o abrasivo (grão) que é constituído de oxido de alumínio (Al2O3) e também de carboneto de silício, tendo cada um sua aplicação, são produtos não encontrados disponíveis na natureza e tem dureza respectivamente, 9 e 10 na escala Mohs;
Já o aglomerante (liga) constitui diversos tipos de ferramentas cortantes, o aglomerante é um tipo de resinóide ou baquelite, borracha e goma-laca, cada tipo tendo as suas finalidades e usos. Mas os mais indicados para o oxido de alumínio são:
Oxido de alumínio comum: 95,0% ou A
Oxido de alumínio branco: 99,97% ou AA
Oxido de alumínio Esp. : 99,8% ou RU
Essas ferramentas passam em contato com alta velocidade com os materiais a serem usinados ou moldados, corta pequenas porções a cada contato, mas da grande rigidez e precisão a operação.
Esses tipos de rebolos são utilizados em metais e materiais ferrosos, mas também podem ser utilizado em materiais não ferrosos tipo a cerâmica, pode ser usado tanto no seco como com um refrigerante. Os rebolos resinóides são constituídos de um abrasivo, de resina fenólica e de plastificante, são usadas especialmente em discos de corte onde não é necessária uma alta precisão, esse rebolo é principalmente cogitado fundições, forjas, rebarbagens soldas, pois é onde se necessita uma maior remoção de material.
Rebolo liga a base de borracha, são utilizados para material de fino acabamento, ou principalmente em ferramentas delicadas, onde apenas uma passagem já dá acabamento e polimento a ferramenta.
Os rebolos de goma-laca, esses tem um uso especial, e são para onde tem bom polimento de cutelaria, eixos comando de válvula e cilindros, entre outros.
Já os rebolos de liga orgânica, são atacados por soluções alcalinas, por soda ou óleo, tendo de ser observadas algumas precauções.
Grão ou Granulometria
O tamanho do grão diz respeito a uniformidade dos grãos utilizados m um rebolo, isso faz com que