Educação física
RESUMO: O texto discute o caminho percorrido pela educação para se chegar a Gestão Democrática tendo como abordagem, o conhecimento do gestor dentro de diferentes contextos históricos. Em cada momento apontam-se estratégias que contribuíram e que continuam influenciando para a conquista da Gestão Democrática na administração escolar através de um trabalho significativo e participativo na vida da Escola. Palavras-Chave: Participação, conhecimento, autonomia, ação educativa.
INTRODUÇÃO
Esse artigo tem como ponto fundamental, estimular cada vez mais a conquista da autonomia nas escolas para que haja Gestão Democrática com a participação efetiva e eficaz dos diferentes segmentos que contribuem para o desenvolvimento da educação. A educação preocupa-se na formação do aluno no sentido de conquistar a autonomia no pensar e no agir. Sendo assim, faz-se necessário que a escola apresente também, a autonomia no papel do gestor, pois, essa prática será personificada através dos setores que compõem a escola.
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM A CONQUISTA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Para que se alcance a participação tão desejada nas escolas, é preciso que se faça um resgate na trajetória histórica da busca democrática e da formação do gestor considerando o momento social, político, cultural e econômico vivido pela educação. Desta forma, a questão sobre a gestão escolar nos faz primeiramente analisar o que vem a ser administração no sentido amplo e escolar, pois, a visão que o gestor tem sobre sua função é fundamental para que seu desempenho tenha êxito, pois, a Administração Geral e a Escolar possuem seus respaldos teóricos baseados nos
1
Monitoras de Prática Pedagógica I e II do curso de Pedagogia – Ciência da Educação, da turma 4 PEN1 e 3PEN2, respectivamente.
mesmos conhecimentos sobre administração, no entanto sua aplicabilidade está atrelada ao ambiente, clientela e objetivo que pretende alcançar. Diante do objetivo