educação física
SISTEMA DEFENSIVO DO VOLEIBOL
A marcação realizada pelo bloqueio
É a combinação harmônica do bloqueio e da defesa na tentativa de impedir o sucesso do ataque adversário. É fundamentado em posicionamentos individuais, onde cada jogador é responsável por determinada área da quadra, de forma que o somatório dessas individualidades se constitui em um sistema coletivo.
A marcação realizada pelo bloqueio, que é a primeira forma de se combater diretamente o ataque adversário, pode ser feita basicamente obedecendo duas situações: marcação por zona da quadra ou marcação individual.
Em ambas as situações a defesa se posicionará completando o trabalho do bloqueio, devendo ocupar os espaços da quadra que não foram fechados pelos bloqueadores. Os sistemas defensivos mais utilizados são os sistemas com bloqueio simples e os sistemas com bloqueio duplo. A seguir veremos a primeira forma.
Voleibol - Sistema Tático de Ataque.
O sistema ofensivo no voleibol requer muito cuidado pelos jogadores, pois depende do trabalho em conjunto.
Como um mesmo jogador não pode dar dois toques em seguida, é necessáno sempre que pelo menos dois jogadores participem de uma jogada. No voleibol, o ataque começa a ser preparado a partir da recepção da bola.
O primeiro toque é de importância fundamental na organização do ataque, pois se não houver uma boa recepção, não poderá haver um bom levantamento, prejudicando assim o jogador que realizará o terceiro toque. Quando o primeiro toque é bem executado, o segundo jogador tem possibilidade de fazer um bom levantamento e facilitar a finalização.
Porém, como a perfeição não existe, os atletas devem estar preparados para receber bolas lançadas das mais diversas maneiras, no decorrer do jogo. O cortador, por sua vez. deve estar pronto para fazer a cortada mesmo que a bola não venha na trajetória esperada.
Quando a equipe for receber o saque e o primeiro