microscópio caseiro
Materiais utilizados
• Seringa;
• Água;
• Caneta laser.
• Suporte para as bases.
Como fazer
Você vai precisar de um pouco de água (é importante que a água não seja tratada, para que os resultados consigam ser melhor percebidos). Depois de conseguir o líquido, coloque-o em uma seringa. Pressione o item vagarosamente, fazendo com que apenas uma gota fique para fora, mas tomando cuidado para que ela não pingue.
O passo seguinte envolve um pouco de calma. Você precisa encontrar um apoio para deixar a seringa parada com a gota de água “pendurada”. Agora, é só mirar a caneta laser em direção à gota e projetar a ampliação na parede. Você poderá ver os resultados de uma maneira muito legal – e muito maiores do que aconteceria em um microscópio comum.
Para garantir melhores resultados, é recomendado utilizar um laser de cor verde, que geralmente oferece maior potência do que apontadores vermelhos.
Explicação
Um poderoso microscópio, que aumenta até 1.000 vezes, pode ser feito apenas com uma caneta laser e uma seringa. A única coisa a ser feita é apontar o feixe de luz para a gota e ver a imagem gigante da gota se projetando sobre uma parede.
Para fazer esta experiência, é necessário coletar agua de lagoa , de chuva , de preferencia agua parada para melhor resultado.
Porque será que isto acontece? Isto acontece porque dentro da agua a luz tem uma velocidade diferente, isto faz com que esta gotinha se transforma em uma lente, a luz sai do lazer em linha reta na hora que ela passa no lazer ela se cruza e se projeta na parede ampliando a imagem. Se a gota d’água tiver 2 milímetro e ela tiver em dois metro em linha reta da parede a ser projetada a