Educação Física
Indice de imagens
Introdução
A atividade física, quando praticada de uma forma contínua, é benéfica para a saúde em geral e, ainda que não hajam provas que aumenta o tempo de vida, ajuda, no entanto, a melhorar a nossa qualidade de vida, ajudando então a retardar o normal envelhecimento humano.
“ A actividade física desportiva é uma actividade regida por valores, instituições, técnicas e regulamentos que possibilita o melhor conhecimento do ser humano” (Almeida e Monteiro, 2004). Concluindo assim que é uma técnica corporal que o ser humano adquiriu ao longo da sua evolução. Também está demonstrado que existe um elevado índice de mortes relacionadas com o sedentarismo, devido a inexistência da prática da actividade física, causando algumas doenças, como é o exemplo da obesidade.
Para qualquer desporto é necessária a ativação, também designada por aquecimento de todas as partes do corpo. O objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o máximo rendimento e evitar lesões. A ativação tem também uma componente psicológica, pois prepara mentalmente o desportista para o esforço, melhorando o autocontrolo dos músculos e articulações. No entanto cada ser humano, que não exerça actividades desportistas, tem a sua normal aptidão física que se:
Relaciona com o rendimento de todas as tarefas diárias realizadas;
Envolve os domínios das aptidões físicas, psicomotoras, percetivas e cognitivas;
Está directamente relacionado com a promoção e manutenção da saúde.
Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde não deve ser apenas considerada como apenas a ausência de doenças, mas sim um bem-estar geral.
Em suma este trabalho irá então dar a conhecer os seguintes fatores que contribuem para uma vida saudável e também com as actividades físicas:
Capacidades Motoras;
Alimentação Equilibrada;
Composição Corporal; Meio Ambiente; Higiene;
Repouso.
Capacidades Motoras
O desenvolvimento das capacidades motoras são indispensáveis