gato
Síntese do sulfato de tetraaminocobre (II) mono-hidratado
Nome: Erica Carvalho
Nº12
Ano e turma: 11º2
Docente: Cristina Mota
Ano letivo: 2012/2013
Objetivo
Nesta atividade pretende-se preparar uma substância, o sulfato de tetra-aminocobre (II) mono-hidratado a partir de uma solução aquosa de amoníaco e sulfato de cobre (II) pentahidratado.
Fundamento teórico
Amoníaco
O amoníaco (
) é um gás incolor, altamente irritante e com um odor sufocante. É um dos produtos mais usados a nível mundial para a síntese de muitas substâncias, nomeadamente fertilizantes, produtos de limpeza, explosivos e corantes.
Reação de síntese
Acontece quando duas ou mais substâncias se combinam para formar uma nova substância mais complexa.
Sais
São compostos químicos que resultam da ligação de um catião e de um anião, formados por a ação de um ácido forte sobre um metal, sobre um óxido metálico, ou ainda por neutralização de um ácido com uma base, na qual o hidrogénio do ácido foi substituído por um metal ou por outros iões positivos.
Existem os sais hidratados que possuem na sua composição moléculas de água e os sais complexos que possuem iões complexos na sua constituição.
Os sais complexos são compostos químicos que possuem um átomo metálico central, que é um metal de transição (na maioria das vezes) que se liga a moléculas simples ou a aniões, os quais passam a estar ligados e se dispõe em torno do átomo metálico central. Estes possuem cores muito vivas como o sulfato de tetra-aminocobre (II) mono-hidratado que é cor azul violeta.
O precipitado acontece quando dois sais solúveis em água reagem entre si formando outro sal pouco solúvel, ou mesmo insolúvel em água. Assim, quando o sulfato de cobre (II) penta-hidratado recebe moléculas de e perde as ligações da molécula de água, perde automaticamente solubilidade, originando um precipitado de
Sulfato de tetra-aminocobre (II) mono-hidratado.
Sulfato de cobre