educação física
Com esta pesquisa a nossa intenção foi de analisar e verificar os motivos da evasão dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física. A pesquisa envolveu uma escola pública da Zona oeste do rio de janeiro no bairro de campo grande, bem como 20 alunos do Ensino Médio não participantes das aulas Educação Física.
Realizamos um levantamento bibliográfico e, em seguida, a pesquisa de campo, aproveitando como método de observação 50 horas/aula, aplicação de questionário para alunos e entrevista com alunos.
A partir deste artigo foi possível observar que o professor precisa repensar a sua metodologia para fazer suas aulas mais atrativas, uma vez que a matéria Educação Física não é só reprodução de movimento e esporte, mas um mecanismo para esclarecer, estimular e incentivar os alunos do quanto é importante a prática de atividade física para o corpo e mente e que atividade física regular contribui para uma vida saudável. Todavia, os educandos do ensino médio devem compreender que a aula de Educação Física é uma prática e esta prática leva benefícios no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor.
Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Evasão .
2. INTRODUÇÃO
De acordo com D’Ambrósio (2004), citado por Neto, Álvaro Rego e colaboradores (2010) a educação é como um processo de humanização que ocorre ao longo da vida em diferentes contextos de socialização, como a casa, a rua, o trabalho, a igreja, a escola, entre outros espaços e tempos. Ainda afirmam que isso acontece ligado à aquisição e à articulação de conhecimentos de origem popular e científica, na medida em que (re) organiza, (re) incorpora e (re) cria tais saberes. Sendo assim, para que possamos pensar em um processo educacional sistematizado na escolarização, é fundamental levar em consideração os aspectos que fazem parte da cultura dos educandos.
Tudo que propormos é um mecanismo para se pensar como a educação física, introduzida no processo de escolarização,