Educação Física - Músculos
Disciplina: Ed. Física
Professor:
Trabalho de Educação Física
2013
Desenvolvimento:
1. O que é hipertrofia muscular?
É o aumento do tamanho da fibra muscular em resposta ao treinamento, principalmente quando esse treinamento é do tipo contra resistido. Essa hipertrofia pode ser temporária (apenas durante a prática dos exercícios) ou crônica (quando permanece após 3 ou mais dias sem a atividade específica).
2. Explique fisiologicamente a hipertrofia muscular?
A hipertrofia muscular acontece devido a um micro trauma nas fibras musculares, devido ao esforço colocado nos músculos, obrigando o corpo a responder compensando com a substituição do tecido estragado e colocando mais tecido para que o risco de lesão seja mais reduzido no futuro.
3. Descreva e explique quais suas vantagens e desvantagens às ações musculares isométricas:
Concêntrico: Na contração concêntrica a o encurtamento do músculo, que ao ser contraído aproxima-se da sua origem e inserção. Este exercício permite mover o peso do próprio corpo ou pesos exteriores, ou superar resistências.
Dinâmico excêntrico: Na contração excêntrica a o alongamento do músculo, ao se contrair origem e inserção se afastam e o músculo se estende. Intervém no amortecimento de saltos e na preparação de movimentos.
Dinâmico combinado: É caracterizado por elementos do tipo impulsor ou estático. É utilizado para desenvolver a força sem aumentar o corte transversal.
4. Diferencie exercício aeróbico de exercício anaeróbico. Dê exemplos de modalidades esportivas em que se enquadra em cada um deles.
O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Os exercícios aeróbicos podem ser a caminhada, corrida, andar, pedalar, nadar, dançar. Já os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso