Educação física militarista
· A principal caracteristica desta concepção de Educação Física é a inposição a toda a sociedade padrões de comportamentos estereotipados.
· Se preocupava com a saúde individual e pública, mas com objetivo de obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra.
· Em 1931, a Educação Física foi instituida como disciplina Obrigatoria nos cursos secundários e estendida a rede escolar.
· Em 1933 foi fundada a Escola de Educação Física do Exército.
· O fascismo era a inspiração para a Educação Física na época e destacava o papel da mesma e do desporto na formação do homem obediente e adestrado.
· Além da formação do individuo adestrado, a Educação Física era ultilizada como meio primordial de forjar "maquinas humanas" à serviço da Pátria.
· As etapas a vencer o serviço da pátria, exigem cada vez mais um orpo são, pois do enobrecimento físico surgirá uma alma sadia, pensamentos sãos e desdobramento do esforço coletivo.
· Surgirá uma nova consciencia nacional, uma nova mentalidade e possibilidades decorrentes de cada um que se transforma numa maquina de colaboração de rendimento. (Vasconcelos, 1938).
· A edcuação física passa a assumir colaborações belicosas do nazifascismo, com esse "Amor à Patria".
· A saúde passa a ser "saúde da patria", diferente da individual, ou coletiva.
· "A saúde da Patria, a capacidade de manter o que se possui impondo-se o respeito internacional - É a força (COELHO, 1993)
Hoje é possivel encontrar principais norteadores da prática militarista no ámbito escolar. com base no livro Educação Física Progressista, que trás varias concepções de Educação Física