Educação Física- Karaté Shotokan
Trabalho realizado por: Maria Silva
Disciplina: Ed. Física
Ano letivo 2013/2014
O karaté é um desporto de combate de origem japonesa. Existem duas grandes correntes: a marcial, que tende a preservar o lado mais filosófico e tradicional do karaté, e a desportiva, que tende a voltar-se mais para a prática do desporto em si. Muitos mestres passam aos seus alunos as duas correntes, ensinando o desporto de modo a poderem competir, mas tendo sempre em conta os princípios tradicionais.
Não existe apenas um estilo de karaté. Cada estilo difere do outro com base no seu local de origem. No entanto, as suas características em termos de técnicas também diferem entre os vários estilos. Neste trabalho vamos ter todos os estilos em conta, mas daremos especial atenção ao estilo Shotokan.
Para uma prática correta do karaté, existem três variantes (kihon, kumite e kata). O praticante deve ter conhecimentos mínimos das três variantes mas pode dedicar-se em especial à prática de apenas uma, de modo a poder focar-se nas competições.
Vamos, então, tentar aprofundar mais o conhecimento sobre esta modalidade, de modo a compreender a verdadeira essência deste desporto de combate.
TIPOS DE KARATÉ
Existem centenas de estilo de karaté, mas todos derivam de pelo menos um de entre os cinco principais.
Goju-Ryu
* Vem de Go (força) + Ju (flexibilidade);
* Foi fundado pelo Mestre Chojum Miyagi;
* É uma técnica que prima pelo bloqueio para dar mais rapidez ao ataque;
* É uma técnica dura e verdadeira
KARATÉ-DO SHOTOKAN
Shotokan (松涛館, Shotokan) é o principal estilo de karaté que surgiu dos ensinamentos ministrados pelo mestre Gichin Funakoshi e pelo seu filho, Yoshitaka Funakoshi. O repertório técnico do estilo foi baseado no do Shorin-ryu, mas, devido aos estudos empreendidos pelo filho do mestre e sua influência, várias técnicas foram incorporadas