karate
Karate ou karate-do é uma forma de budo (caminho do guerreiro). Arte marcial japonesa que tem a sua origem em Okinawa e foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em 1922. O Karate enfatiza as técnicas de ataque (i.e. socos e pontapés) ao invés das técnicas de luta corpo-a-corpo.
A prática do Karate pode ser dividida em três partes principais: kihon, kumite e kata.
Kihon é o estudo dos movimentos básicos.
Kumite significa luta e pode ser executada de forma definida ou de forma livre (randori).
Kata significa forma e é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em sequências fixas de movimentos.
O Karate no Mundo – Origem
Tudo começou em Okinawa
Okinawa, situada a 480 quilômetros ao sul da extremidade do Japão (continente) e dista a 1.600 quilômetros de Tóquio, é uma ilha pequena, com uma área de aproximadamente 115 quilômetros quadrados com um clima subtropical, podendo ocorrer até 45 tufões em um único ano.
A cultura antiga de Okinawa caracterizava-se por uma tradição matriarcal bem definida. Era formado por um rei e uma grande sacerdotisa, da qual as tropas quando enviadas para a guerra, eram em nome da grande sacerdotisa e não ao rei, pois as deusas eram vistas como as verdadeiras protetoras dos seres humanos por eles.
Constantemente em guerra foram unificados em 1429 os Três Reinos (do Norte, do Centro e do Sul), por Sho Hashi, fundador da dinastia Sho. Durante esta dinastia foi estabelecida a proibição da propriedade provada de armas. Eis que graças ao lucrativo comércio com a China, Japão continental e com o restante do sudeste da Ásia, o reino de Ryukyu floresce até ser invadido, em 1609, pelo samurai de Satsuma, um feudo em Kyushu considerado o mais guerreiro do Japão.
Apesar de terem sofrido materialmente, os okinawanos mantiveram sua rica e espiritualizada cultura centrada em música, poesia, dança e na celebração da vida em geral. Os senhores de Satsuma mais tarde, impediram