Karate
Trabalho desenvolvido com o objetivo de obtenção de nota e aprimoramento intelectual.
Curitiba
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O karate é uma arte altamente cientifica que faz o uso de todas as partes do corpo com finalidades defensivas, onde o objetivo principal é aperfeiçoar o caráter de seus participantes disciplinando não somente o corpo mas também a mente do mesmo. Além de ser um meio de defesa pessoal, o karate desenvolve a força, velocidade, coordenação, reflexos. Espalhou-se por todo o mundo rapidamente, não somente entre a geração mais nova, como um desporto, mas tornou-se também um meio popular de exercício para que homens e mulheres de meia-idade mantenham a forma e a saúde física e mental.
2. O QUE É
Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". Isto porque um Karateka (praticante de Karate) utiliza, durante sua prática suas armas naturais, como: visão, mãos, braços, corpo, pés, e cérebro. É uma arte altamente científica, que faz o mais eficaz uso de todas as partes do corpo com finalidades defensivas. O objetivo maior do Karate é o aperfeiçoamento do carácter de seus praticantes, disciplinando o corpo e a mente através de treinos árduos. Além de ser um excelente meio de defesa pessoal, o Karate constitui uma forma ideal de exercício. Desenvolve a força, a velocidade, a coordenação e o reflexo, e é indicado para efeitos de valor terapêutico.
3. AS ORIGENS DO KARATE
O combate desarmado nasceu desde muito antes do que a própria história que se tenha conhecimento, por isso as origens mais antigas da arte são pouco definidas, escondidas frequentemente no folclore de uma variedade de culturas de todo o mundo. Várias formas de combate desarmado foram praticadas na Índia, na China, Formosa e Okinawa, ao sul do Japão. Em Okinawa, a luta de "mãos vazias", em um certo momento, era praticada em segredo por causa da influência dos senhores feudais japoneses que tinham conquistado a ilha, e por isso, proibiam que seus