Educação física escolar: da educação infantil ao ensino médio
A Educação é um processo que atua na formação do homem, que está presente em todas as sociedades humanas e é inerente ao homem como ser social e histórico. Sua existência está fundamentada na necessidade de formar as gerações mais novas, transmitindo lhes seus conhecimentos, valores e crenças dando-lhes possibilidades para novas realizações.
O próprio conceito de Educação está sujeito a um evoluir histórico, conforme o modo de existir e de pensar das diferentes épocas (GONÇALVES, 1997)
É preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania. Paulo Freire
PÚBLICO-ALVO
Alunos do curso de Licenciatura em Educação Física EaD.
OBJETIVOS
•Refletir sobre as propostas curriculares oficiais que norteiam o trabalho do professor de Educação Física.
•Exercitar a elaboração de aulas de Educação Física, para os estudantes da Educação Básica, nos três níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
CARGA HORÁRIA
1 hora
METODOLOGIA
Não se constrói uma nova proposta de Educação Física Escolar por decreto. Precisamos ter um plano de ação. Os sujeitos envolvidos nesse processo precisam estar cientes dos seus objetivos e das diferentes possibilidades de alcançá-los. Professores e alunos precisam ouvir, consentir, argumentar e decidir coletivamente as ações. O professor tem a responsabilidade de conduzir, intervir e mediar todo esse processo. Precisamos romper com algumas práticas enraizadas no cotidiano escolar, como nos alerta Elenor Kunz, e considerar a aula como um tempo e espaço intencionalmente organizado. A organização de um ‘programa mínimo’ para a Educação Física, deverá, pelo menos, conseguir pôr fim à nossa ‘bagunça interna’ enquanto disciplina/atividade escolar, ou seja, o fato de não termos um programa de conteúdos numa hierarquia de complexidade, nem objetivos claramente definidos para cada série de