educação fisica
Tiro lateral assinala o árbitro. A bola será reposta em jogo por um jogador que, colocado com um ou os dois pés sobre a linha lateral, a arremessa para outro companheiro.
Desde que o jogador se mantenha com um pé sobre a linha de lateral, poderá fazer a reposição de qualquer maneira, mas de preferência com uma das mãos.
No Handebol, para cobrar qualquer penalidade o jogador não pode tirar o pé de apoio do chão.
Se o jogador que cobra o lateral não colocar um pé sobre a linha lateral, o árbitro corrige-o.
Tiro de Meta O tiro de meta é cobrado quando um adversário arremessa à baliza e a bola sai pela linha de fundo, tocada ou não pelo goleiro. Somente o goleiro pode executar o tiro de meta.
O tiro de meta deve ser executado dentro da área de goleiro e durante o arremesso o goleiro, se quiser, pode tirar o pé de apoio do chão.
Ao cobrar o tiro de meta, o goleiro pode aproveitar-se da distração do goleiro da outra equipe e arremessar direto à baliza adversária, marcando o gol.
O gol será válido, pois se pode obter um gol diretamente e em conseqüência de um tiro de meta, de um tiro de lateral ou de um tiro de saída.
Quando um arremesso é desviado por um jogador adversário (exceto pelo goleiro) para a linha de fundo, o árbitro marca tiro de lateral. Veja como ele é cobrado:
Ao cobrar esse tiro de lateral, o jogador pode lançar a bola para um companheiro, que salta para dentro da área, fazendo gol. O gol será válido, desde que o jogador não toque o chão antes do arremesso e não pise sobre a linha na hora do salto.
Bola fora
No momento em que ultrapassar as linhas laterais ou a linha de fundo. Ou quando obviamente o jogo estiver parado ou durante o tempo em que o jogo