Filosofia
DISCIPLINA: Filosofia
PROFESSOR: Jean Carlos
2º
TURMA:
ALUNO:
ATIVIDADE: Revisão 3º Bimestre
DATA: ___/___/___
Nº:
01 – Qual é o centro da filosofia kantiana? De onde partem suas investigações?
O ser humano, como ser dotado de razão e liberdade, é o centro da filosofia kantiana. Seus estudos partem da investigação sobre as condições nas quais se dão o conhecimento, realizando um exame crítico da razão, contido em sua obra mais célebre, Crítica da razão pura.
02 – Uma das questões mais importantes do pensamento de Kant é o problema do conhecimento, a questão do saber. Na Crítica da razão pura, ele distingue duas forma básicas do ato de conhecer, quais são? Explique-as
Conhecimento empírico (a posteriori) – aquele que se refere aos dados fornecidos pelos sentidos, isto é, que é posterior à experiência. Por exemplo, para fazer a afirmação “Este livro tem a capa verde”, foi necessário ter primeiro a experiência de ver o livro e assim conhecer a sua cor; portanto, trata-se de um conhecimento posterior à experiência; Conhecimento puro (a priori) – aquele que não depende de qualquer dados dos sentidos, ou seja, que é anterior à experiência, nascendo puramente de uma operação racional. Exemplo: a afirmação (juízo) “Duas linhas paralelas jamais se encontram no espaço” não se refere a esta ou aquela linha paralela, mas a todas. Constitui, assim, um conhecimento universal. Além disso, é uma afirmação que, para ser válida, não depende de nenhuma condição específica. Trata-se, portanto, de um conhecimento necessário.
03 – 01 – Segundo Kant:
a) O juízo sintético a posteriori não expressa um conhecimento necessário e universal e o juízo sintético a priori sim.
b) O juízo analítico conduz a conhecimentos novos.
Essas afirmações estão corretas? Por quê? Crie exemplos de juízos que justifiquem suas respostas.
Sobre o item “a)” pode-se dizer que está correto, porque o juízo