A situação atual da Europa
Situação Atual na Europa
Pra começar a falar sobre a situação atual na Europa, temos que voltar um pouco no tempo e ver alguns fatos importantes que prejudicaram ou auxiliaram a economia atual européia.
Não dá para falar da situação da Europa sem lembrar a grande crise que atingiu a Zona do Euro em meados de 2008 e fortemente em 2010. A crise se deu por uma combinação de fatores importantes que levaram alguns países da Europa a uma enorme divida pública e privada, de motivos variados. O que influencia e muito na crise é que quando unificaram a moeda, os países da União Europeia optaram por uma política monetária e uma política cambial central e a política fiscal ficou de fora. Cada país tem arrecadação própria e decide por seus gastos. A crise não só gerou efeitos nas economias dos países principais, como também teve impacto político em 8 dos 17 países da zona euro, levando a mudanças de poder na Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Espanha, Eslovénia, Eslováquia e Países Baixos.
2º Slide
Vamos fazer uma pequena retrospectiva da situação europeia e mundial que afetaram a Europa à alguns anos atrás.
2002 - 2008
- facilidades nas condições de crédito que encorajaram práticas com elevados riscos de crédito;
- a globalização dos mercados financeiros.
2008 - 2009
- Crise financeira conhecida como a Grande Recessão - é uma crise económica global que ainda hoje se faz sentir quem se iniciou com a falência do banco de investimento Lehman Brothers que tinha atuação global e era sediado em Nova Iorque. Essa crise é sentida até hoje, apesar de não ter impactos fortes no Brasil, causou um aumento considerável de demissões na Europa e uma recessão na econômia.
3º Slide
Grécia
O problema na Grécia foram os insustentáveis compromissos salariais do setor público e de pensões, como seguro desemprego e aposentadorias. A origem da crise é o déficit público grego: em 2009, os gastos ultrapassaram a arrecadação em um valor equivalente a 13,6% do total de