Educação Fisica
- Antes do início do treino, deve ser feito um trote de cerca de 10 minutos, seguido de um cuidadoso trabalho de alongamento.
- Deve ser escolhido um calçado com bom nível de absorção do impacto dos pés sobre o solo, que cresce de intensidade nos trechos em descida.
- O progresso semanal deverá ser moderado, em distância e em ritmo.
- À propósito da extensão das rampas, minha experiência indica que o ideal é quando descobrimos ruas ou trilhas com alternância de descidas e subidas com distâncias variando entre 200 e 350m.
- Nos aclives, os braços deverão estar posicionados um pouco mais altos que o estilo normal de corrida, o tronco ligeiramente flexionado para frente, tendo-se o cuidado de "soltar" bem os braços.
- Não se tratando de rampa muito extensa, pode-se "atacar" o terreno predominantemente com as pontas dos pés; este último ponto força um pouco mais os músculos da panturrilha, porém deixa o corredor mais solto para atingir o ponto mais alto da subida.
- Tanto nas subidas como nas descidas, o corredor deverá procurar correr o mais relaxado possível, o que melhora o desempenho e evita possíveis lesões.
- Nos declives, os pontos fundamentais são: equilíbrio, descontração, postura ereta e autoconfiança
INTERVALADO
Nestas últimas décadas, várias pesquisas têm demonstrado a efetividade do treino intervalado para corredores de diferentes distâncias. Independentemente do seu nível de condicionamento, o corredor, quando começa a praticar esse tipo de treino, melhora significativamente seus tempos nas competições. Ainda assim, muitos evitam o intervalado por o julgarem muito duro e capaz de provocar lesões. Isso, no entanto, não é verdade se forem observadas diretrizes corretas, isto é, o intervalado deve ser estruturado, progressivo e controlado. Este último ponto é particularmente importante, e