Educação Fisica
O processo cognitivo significa a possibilidade de entender a natureza do pensamento, comportamento, sensações, emoções e percepções, e os processos de elaboração de códigos e linguagens, etc. Pode significar também sobre a capacidade de memorizar e agir. A criança é interativa que sofre influências com o mundo de hoje mas, ao mesmo tempo, tem potencial de se transformar.
Com jogos e atividade lúdicos, que são especificamente planejadas para desenvolver os aspectos cognitivos na utilização de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem possibilita um melhor desempenho cognitivo. Existe evidências de que o nível de coordenação cognitiva seja um fator importante para solucionar os problemas motores como jogos, dança, entre outros.
As fundamentações teóricas que reforçam o caráter construtivo dos jogos no desenvolvimento infantil são inúmeras, especificamente abordando o desenvolvimento cognitivo. O papel do professor é estar sempre propondo novos desafios que gerem aprendizagens em seus alunos. E o professor de Educação Física deve se esforçar para oportunizar para as crianças desafios motores, na intenção de desenvolver o conhecimento. De acordo com os PCN: Aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física.
Desenvolvimento Afetivo e Social-
Devido o desenvolvimento das crianças, elas vão se tornando independentes e se interagem com mais pessoas. Podendo assim descobrir seus próprios valores, atitudes e suas habilidades desenvolvendo um conceito sobre si mesmo e como gostaria de ser.
Os principais aspectos do desenvolvimento afetivo são as conservações dos sentimentos, a formação da vontade e o inicio do pensamento e dos