Educação fisica
Atividade Física, Contextos e Saúde III
Natação Sincronizada
Trabalho elaborado
Disciplina: Educação Física
Ano lectivo: 2013/2014
Índice
Introdução
Neste trabalho vou falar um pouco sobre a definição de atividade física, atividade física adaptada, benefícios físicos e psíquicos o relacionamento de uma atividade física, natação sincronizada, com o tipo de esforço físico solicitado referindo a sua contribuição para a aptidão física e vários aspectos éticos na participação das atividades físicas desportivas.
Definição de Atividade física
A atividade física, em educação física e nos desportos, é definida como "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Assim como é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva. Atualmente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".
Atividade física adaptada
Os indivíduos portadores de deficiências possuem, como todos nós, uma série de capacidades que podem ser desenvolvidas e melhoradas através de um programa de atividade física adaptada.
Benefícios físicos e psíquicos
A prática de atividade física, tanto por competitividade quanto por diversão, pode trazer ao indivíduo benefícios físicos e psíquicos.
É imprescindível respeitar as limitações, adequando modalidades e objetivos pessoais. É necessário que aja um acompanhamento adequado a cada necessidade correspondente a cada indivíduo.
Relação da natação sincronizada com o tipo de esforço físico solicitado e a sua contribuição para a aptidão física
O objectivo desta revisão