diversidade cultural
Cultura
Como podemos entender cultura?
Cultura diz respeito à inigualável criatividade humana, a toda forma de pensar, de amar, de se relacionar socialmente, de louvar a Deus ou aos deuses. É ela que nos torna humanos e é através dela que nos vemos como seres dotados da capacidade infinita de, a cada dia, inventar um jeito de estar no mundo.
Mas utilizamos o termo cultura, para definir um grupo, pessoas ou povo, sendo que, nem sempre, para elogiar ou marcar as diferenças entre nós e o “outro”.
Etnicidade, relativismo cultural e escola
O relativismo ajudou a construir a noção de cultura no sentido plural. Não a defesa de uma cultura única, fixada em uma escala unilinear, mas, antes de tudo, múltipla.
Por isso a importância de exercitarmos nossa alteridade diariamente, em todos os ambientes sociais, principalmente se acreditarmos em uma educação voltada para a paz e respeito. Outro conceito importante que devemos incorporar aos nossos conhecimentos, é o etnocentrismo, que em grego (ethnos) quer dizer “povo”.
E esta relacionado à etnia, a origem cultural, a descendência a tradição cultural. Que se define como um movimento que vê o mundo a partir dos parâmetros da sua própria sociedade. E esse comportamento etnocêntrico se da, a partir de acreditarmos nós ocidentais que estamos certos e os orientais errados, ou sempre acharmos que somos detentores da razão.
Embora o etnocentrismo possa ser pensado como uma visão particular de cultura, com valores, códigos e praticas cotidianas que se chocam com outras ao vivenciar o processo de aproximação, seja ele forçado ou forjado no seio das relações sociais entre os opostos, de alguma maneira muito concreta ele é também o resultado do encontro e do conseqüente estranhamento dos seres humanos.
E o que se define por grupo étnico?
Um grupo, se perpetuar principalmente por meios biológicos;
Compartilhar valores culturais fundamentais;
Compor um campo de