A era da reorganização e as origens da urbanística moderna
FACULDADE DE TECNOLOGIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
A ERA DE REORGANIZAÇÃO E AS ORIGENS
DA URBANÍSTICA MODERNA
Manaus - AM
Dezembro/2013
BRUNA SARAIVA
MARCELA GUIDIO
MARIANA GUERREIRO
MARILIA RIBEIRO
NAYARA RIBEIRO
THAÍS DIAS
A ERA DE REORGANIZAÇÃO E AS ORIGENS
DA URBANÍSTICA MODERNA
Trabalho de aproveitamento para a disciplina Planejamento Urbano I, ministrada pela Professora Elisangela Silva no sexto período para o Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Amazonas.
Manaus - AM
Dezembro/2013
INTRODUÇÃO
A origem da urbanística moderna está estritamente relacionada com os acontecimentos políticos, que foram consequência da Revolução Industrial. Nos países mais avançados economicamente, o poder político foi adaptado ao poder econômico. Assim como, o êxodo rural foi um fato que proporcionou muitas modificações na distribuição dos habitantes, o que gerou cidades insalubres e com péssimas condições de habitabilidade. Este resumo visa apresentar os principais pontos deste tema.
A expressão da urbanização através da industrialização não deve ser tomada apenas pelo elevado número de pessoas que passaram a viver em cidades, mas sobretudo pelo desenvolvimento do capitalismo industrial, que provocou fortes transformações nos moldes urbanos. As ocupações das cidades e distribuição dos habitantes sobre o território inglês sofreu direta e forte influência da Revolução Industrial, dessa forma os locais onde se concentravam as indústrias se tornaram novos aglomerados humanos em rápido desenvolvimento.
Essas cidades não possuíam representação política adequada, além de apresentar problemas de organização, como o fato de suas casas não atenderem a condições de conforto, segurança ou salubridade. Tais fatores