Educação Fisica
A aptidão física é definida como a capacidade de realizar trabalho muscular de forma satisfatória. Considera-se apto um indivíduo que tenhas as características que lhe permitem um bom rendimento numa dada tarefa motora, num envolvimento físico, social e psicológico específico.
Sendo assim, a aptidão física:
Relaciona-se com o rendimento de todas as tarefas diárias;
Envolve os domínios das aptidões físicas, psicomotoras, percetivas e cognitivas;
É um todo que deve ser trabalhado nos seus diversos domínios;
Está diretamente relacionada com a promoção e a manutenção da saúde.
A aptidão física pode ainda ser melhorada através da prática do exercício físico, o
qual aumenta o nível das capacidades motoras, contribuindo assim para a nossa saúde.
A atividade física engloba qualquer movimento corporal produzido pelo sistema musculosquelético que resulte num aumento de gasto energético, relativamente à taxa metabólica de repouso.
Em síntese, podemos dizer que o que caracteriza a atividade física é o gasto energético envolvido em qualquer movimento do ser humano, não importando o tipo de atividade física nem o contexto da sua realização (lazer, trabalho, desporto, entre outros).
2. Estrutura de uma aula de Educação Física
Uma aula de Educação Física deve ser dividida em 3 fases fundamentais:
Parte inicial
Na INSTRUÇÃO INICIAL são apresentados as atividades a desenvolver, bem como os objetivos estabelecidos para a aula.
O AQUECIMENTO tem como principais objetivos a preparação para a atividade física e a prevenção de lesões musculares, tendinosas e articulares. Um bom aquecimento completo deverá ter uma parte de carácter GERAL que tem como objetivos aumentar a temperatura corporal, melhorar o grau de mobilidade articular, estimular o tónus muscular melhorando a eficácia da contração muscular e estimular o metabolismo. Deverá também fazer parte do aquecimento, uma parte que prepare o