Ciclos Biogeoquímicos
Introdução
Em um ecossistema, a energia segue um fluxo unidirecional que vai dos produtores aos consumidores, mas a matéria é cíclica, ou seja, ela está constantemente se reciclando. A movimentação de um determinado elemento no ecossistema é também chamada de ciclo biogeoquímico e neste Desafio você verá, em detalhes, os três principais ciclos: o da água, o do carbono e o do nitrogênio. Também conhecerá, de maneira superficial, o ciclo do enxofre e do fósforo.
1 – Ciclo da água
75% do planeta é composto por água. Ela está nos rios, lagos, oceanos, geleiras, reservatórios subterrâneos, na atmosfera na forma de vapor e em todos os seres vivos, sendo 97% da água do planeta salgada, 2% está congelada e 1% é água doce. O ciclo da água no planeta pode ser descrito como a passagem de um estado físico para outro. O Sol é responsável pela evaporação da água de rios, lagos e oceanos. A água evaporada fica na atmosfera na forma de vapor. Quando o vapor condensa, a água volta ao estado líquido e precipita em forma de chuva, granizo ou neve. Assim, enche os rios lagos e oceanos e infiltra-se no solo. Podemos inserir, também, os seres vivos como parte do ciclo da água. Todos os organismos possuem água em sua composição e os processos de transpiração e respiração são responsáveis por uma pequena parcela da transferência de vapor d’água para atmosfera. Também vale a pena destacar o papel da energia solar neste ciclo, já que ela é a principal responsável pela evaporação da água.
2 – Ciclo do carbono
Seres fotossintetizantes são capazes de retirar o carbono da atmosfera, na forma de CO2, e transformá-lo em compostos orgânicos que compões suas estruturas. A manutenção da planta nada mais é que o processo de respiração, que libera CO2 para a atmosfera. Mas essa liberação é bem menor que a captação na fotossíntese. O carbono capturado pela planta na forma de CO2 está presente, na forma de carboidratos, em diversas partes da planta. O carbono