educação fisica
A composição corporal é considerada um componente da aptidão física relacionada à saúde por diversos autores, devido às relações existentes entre a quantidade e a distribuição da gordura corporal com alterações no nível de aptidão física e no estado de saúde das pessoas.
Reduzir a quantidade de gordura e/ou aumentar a quantidade de massa muscular estão entre os anseios de grande parte dos praticantes de exercícios físicos. Esta preocupação pode ser notada não somente do ponto de vista estético, mas também de qualidade de vida dos indivíduos, já que a obesidade está associada a um grande número de doenças crônico-degenerativas.
Observando tal relação entre quantidade de gordura corporal e estado de saúde, verifica-se a necessidade de utilização de métodos que possam avaliar com validade a quantidade deste componente em relação à massa corporal total. Nesse sentido, a importância da avaliação da composição corporal deve-se ao fato de a massa corporal isoladamente não poder ser considerada um bom parâmetro para a identificação do excesso ou da carência dos diferentes componentes corporais (massa gorda, massa muscular, massa óssea e massa residual), ou ainda das alterações nas quantidades proporcionais desses componentes em decorrência de um programa de exercícios físicos e/ou dieta alimentar.
Exercicio fisico
O Brasil passa por um processo de envelhecimento de sua população, semelhante à de países desenvolvidos, por isso, modificação no estilo de vida, incluindo a prática de atividades físicas, é recomendada para o tratamento e/ou prevenção da hipertensão arterial. Sabe-se que o exercício físico provoca uma série de respostas fisiológicas resultantes de adaptações autônomas e hemodinâmicas que vão influenciar o sistema cardiovascular. o objetivo desse estudo foi avaliar o efeito do exercício físico sistematizado sobre a pressão arterial (PA) de