Educação Fisica e Pessoas com Deficiencia
1408 palavras
6 páginas
O Brasil apresenta aproximadamente 14,5% de sua população total com algum tipo de deficiência, e boa parte dessa população em idade escolar (7 a 14 anos) encontra-se matriculada em algum sistema de ensino (IBGE, 2000). Tal fato justifica-se com as mudanças na política educacional e com o surgimento de leis que garantem o direito à educação, bem como o acesso e matrícula das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares de ensino. As novas leis garantiram o aumento no número dessas matriculadas, porém não asseguram a efetiva inclusão desses indivíduos nas escolas, pois as próprias instituições despreparadas frente à nova realidade inclusiva, tendem a encaminhá-los para serviços de educação especial. Dessa forma, não é suficiente matricular as crianças portadoras de deficiência no ensino regular, mas sim que todos os envolvidos nesse processo inclusivo estejam preparados e que tenham subsídios disponíveis para incluir efetivamente esses estudantes no sistema e que façam deste, um ambiente inclusivo.
Sob esta óptica, o objetivo deste trabalho é investigar as possíveis estratégias de inclusão voltadas às pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando, para tal, o procedimento metodológico de pesquisa bibliográfica.
A deficiência na perspectiva histórico-social
As ações e pensamentos dos homens se alteram em cada época devido ao processo histórico e social em que estão inseridos, ou seja, em cada momento histórico o indivíduo interpreta o mundo e seus problemas de forma distinta. A exclusão adotou diferentes formas de acordo com o lugar, o tempo e o momento histórico: desde o infanticídio, o abandono, o exílio, o esmolar, o assistencialismo, o paternalismo, a internação e o asilamento até a solicitação da participação social, porém, sem as reais condições que permitem a integração. Essas concepções afetam as atitudes interpessoais, pois estas se baseiam nas interpretações histórico-sociais. As pessoas com