educação fisica e didatica
Barbosa, Claudio Luiz de Alvarenga. Educação Física e didática: um diálogo possível e necessário. Petrópolis- RJ, Vozes, 2010.
RESUMO
Trata-se de um livro que procura analisar sobre o trabalho pertinente nas aulas de educação físicas em discursão com a didática aplicada, de forma reflexiva sobre conteúdos, objetivos, métodos, que ajuda o professor na sua atuação cotidiana. Essa obra está dividida em oito capítulos, A didática na formação do licenciado em Educação Física; Didática: O que é para que serve; O planejamento de ensino para Educação Física escolar: um ato político; Os planos de ensino e sua aplicação ao cotidiano da Educação Física escola; Objetivos e conteúdos para a Educação Física escola: do discurso biológico ao discurso fisiológico sobre o corpo; Esporte como conteúdo para as aulas de Educação Física escola: estre a ética e o caos; Avaliação em Educação Física escolar: do domínio psicomotor ao domínio cognitivo; Algumas palavras sobre a utilização de recurso audiovisuais no ensino de Educação Física. O autor deixa claro, que é possível e necessário um ensino-aprendizagem significante, através de uma didática contemporânea, que instigue o aluno a ser mediador de seu próprio desenvolvimento, mesmo com as barreiras encontrados no dia-a-dia dos alunos e professores.
Capítulo 1 “ [...]Onde está o problema? Por que encontramos alunos que rotulam a Educação Física como uma “aula de recreação”? Onde está a necessidade de Educação Física escolar?[...]” (p.13)
“A didática cumpre seu papel na medida em que provê as condições e os meios que assegurarão o encontro do aluno com os conteúdos de um determinado saber”. (p.23) “ [...]admite que os mesmos são pouco animadores, pois sugerem que a formação desse profissional “se dá de maneira acrítica, com ênfase á formação esportiva ligada ao rendimento máximo e seleção de mais habilidosos, e que os profissionais são formados na perspectiva de