“O tempo e o lugar de uma didática da educação física”,
CURSO DE EDUCAÇAO FÍSICA- BIGUAÇU
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇAO FÍSICA
ACADEMICOS: João Milton Macedo Jr
1) Analise as citações retiradas do texto “O TEMPO E O LUGAR DE UMA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA”, e explique-as conforme as idéias do autor
A) “Ainda bem que a teoria na prática é outra, pois permite que o “prático” seja autor de sua prática e não mero reprodutor do que foi pensado por outros. A prática precisa ser pensante (ou reflexiva)!” (p.27)
As teorias precisam ser mudadas na pratica, na verdade desvaloriza a pratica em vez da teoria
Porque traz, exatamente a idéia de que ha pratica se a teoria funcionasse. Um professor não deve aplicar teoria na pratica e, sim (re)construir (reinventar) sua pratica com referencia em ações e em reflexões. È fundamental que essa apropriação de teorias se dê de forma independente e critica.
B) “Quando falamos da teoria como orientadora da prática, normalmente nos referimos a ela como uma instância prescritiva de procedimentos/ações (pelo menos na perspectiva que tem sido chamada de técnico-racional), ou seja, temos a expectativa de que a teoria decida por nós, como agir – indique o melhor caminho, a melhor técnica ou tecnologia .“ (p.27)
Uma teoria da ação didático-pedagógica não pode satisfazer esse tipo de expectativa. Se o fizer, será pedagogicamente desastroso. Além do mais, as teorias pedagógicas envolvem elementos que extrapolam o âmbito da chamada racionalidade técnica, é exatamente aí que ela solicita a intervenção mais propriamente do professor. Assim, como professores, nossa relação com a teoria precisa ser mediada. Nessa perspectiva, espera-se da teoria que ela seja coerente, lógica, preveja o comportamento das coisas. A prática, por sua vez, é repleta de expressões, motivações não-racionais, embora também encerre elementos lógico-racionais e previsíveis.
C) Conforme Schön (1998, p. 47), “Nos tornamos cada vez mais conscientes da importância para a