Educação financeira
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA
DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO II
PROFESSORA: Marta Maggi Guerizoli
ALUNO: Claudemar Magalski
PLANO DE MICROENSINO
CONTEUDO: Educação Financeira
NIVEL DE ENSINO: Ensino Médio, 1°, 2° e 3° anos.
OBJETIVO:
Reconhecer a importância da educação financeira dentro do contexto de aprendizado e retirar deste informações que possam auxiliar na sua organização pessoal, evitando que seu orçamento fique comprometido e que possam planejar formas de adequar este orçamento para que parte do mesmo seja usado para garantia de estabilidade na sua vida adulta.
JUSTIFICATIVA: Com os efeitos da globalização e a estabilidade da economia, criou-se a possibilidade de pessoas de qualquer classe social ter acesso a bens de consumo e obtenção de crédito com mais facilidade que outrora o teriam. Para pessoas despreparadas estas facilidades podem levar a experiências desagradáveis no âmbito das finanças pessoais e os dados se refletem em dados de pesquisas como a do Instituto de Economia Gastão Vidigal onde em 2009 cerca de 2,4 milhões de jovens entre 18 25 anos estavam endividados no país. Outro dado da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FECOMERCIO, 2009), onde 52% das famílias paulistanas estavam com seu orçamento comprometido.
INTRODUÇAO: Nesta sociedade contemporânea onde os indivíduos precisam dominar um conjunto amplo de propriedades formais que proporcione uma compreensão lógica e sem falhas das forças que influenciam o ambiente e as suas relações com os demais. O domínio de parte dessas propriedades é adquirido por meio da educação financeira, entendida como um processo de transmissão do conhecimento que permite o desenvolvimento de habilidades no gerenciamento de suas finanças pessoais. Quando aprimoram tais capacidades, os indivíduos tornam-se mais integrados à sociedade e mais atuantes no âmbito financeiro, ampliando o seu bem estar.
2. REFERENCIAL TEÓRICO: