Engenharia
1. PLÁSTICOS 2
2. CONTEXTO HISTÓRICO 3
3. RECICLAGEM 4
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1. PLÁSTICOS
Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, são formados por moléculas menores, chamados monômeros. Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros. Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Os naturais são algodão, madeira, cabelos, chifre de boi, látex, entre outros. Os sintéticos como os plásticos, são obtidos pelo homem através de reações químicas tendo como matéria prima principal o petróleo.
Os polímeros são classificados em dois grupos termoplásticos e termofixos. Os termoplásticos não sofrem alteração química depois de aquecido e resfriado podendo ser moldado novamente, os termofixos uma vez aquecido e resfriado não pode ser fundido ou remodelado.
2. CONTEXTO HISTÓRICO
A história dos plásticos manufaturados existe a mais de 100 anos, no entanto. A sua utilização ao longo do século passado permitiu a sociedade para fazer grandes avanços tecnológicos. Embora os plásticos sejam pensados como uma invenção moderna, sempre houve polímeros naturais como cascos de tartaruga e chifres de animais. Estes materiais se comportaram muito bem como plásticos fabricados hoje e eram usados freqüentemente semelhantes à maneira como os plásticos fabricados atualmente são aplicados.
O primeiro acontecimento que levou à descoberta dos plásticos foi o desenvolvimento do sistema de vulcanização, por Charles Goodyear, em 1839, adicionando enxofre à borracha bruta. A borracha tornava-se mais resistente ao calor.
O segundo passo foi a criação do nitroceluloide, em 1846 por Christian Schönbein, com a adição de ácido sulfúrico e ácido