Educação especial
Uninter
Fundamentos Para Educação Especial
São Paulo
2013
Centro Universitário Internacional
Uninter
Relatório de Fundamentos para Educação Especial
Portfólio da disciplina de Fundamentos para Educação Especial Apresentação à UTA- Corporeidade e Inclusão, no Curso de Pedagogia
São Paulo
2013
Fundamentos para Educação Especial Página 222
a) Existem casos e casos, entre tantas escolas especiais na cidade de São Paulo,
Escolas preparadas
Atualmente são 29 escolas municipais equipadas e preparadas, que contam com o suporte da Sala de Recursos, criadas pelo Centro de Referência em Educação. Consiste na realidade em um espaço dotado de equipamentos voltados à acessibilidade, onde crianças que apresentam alguma deficiência podem estudar normalmente e o que é melhor, aprender ao lado das outras.
Juntamente com os profissionais do Centro de Referência (fisioterapeutas, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e professores), entre outros, é estabelecido um plano de atendimento para cada aluno, respeitando suas dificuldades e habilidades.
As vezes demanda a aquisição de equipamentos diferenciados para que a criança tenha condições de estudar, como é o caso de Pedro. Pode ser uma cadeira especial, uma cadeira de rodas, uma mesa, um computador com configuração diferente ou utensílios. Toda essa preocupação é para que o mesmo trabalho aplicado aos demais alunos, possa ser acompanhado por aquele que tem alguma deficiência. "Essa é uma das ações do Centro de Referência que busca uma educação de qualidade na perspectiva inclusiva.
Trabalho diferenciado
Funcionando na rede municipal desde 2010, as Salas de Recursos foram responsáveis por mais de 10 mil atendimentos só em 2012. Atualmente, são 328 crianças e jovens do ensino infantil, fundamental I e II,