Educação Especial - Trabalhos com Tangran
A filosofia do Tangram é que um todo pode ser dividido em partes e essas partes podem se reorganizar gerando um novo todo.
O Tangram é um jogo de peças geométricas que devem ser encaixadas em uma base formando figuras. Veja:
Para quem é indicado?
O uso desse material é muito significativo para crianças autistas ou com dificuldades motoras, pois desenvolve a coordenação motora fina e é extremamente eficiente para o desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico, principalmente no que se refere às relações espaciais.
Como confeccionar?
Pode-se confeccionar o Tangram utilizando E.V.A. e papelão. Faz-se os moldes com papelão e cola-se o E.V.A. nos dois lados. Essas peças serão usadas como encaixe de uma base também feita com E.V.A.. Dentro do molde tem o lugar indicado para cada peça formando, assim, a figura desejada. No caso de alunos autistas é importante que sejam usadas apenas duas cores para evitar a desatenção. Para cada nível de aprendizagem do aluno use o grau de dificuldade adequado.
Como se brinca?
O aluno terá de encaixar as peças geométricas em uma base com o molde dessas peças geométricas. Ao terminar o encaixe de todas as peças uma imagem divertida será criada.
Para crianças com menos dificuldade motora ou que estejam em um nível mais avançado, pode retirar os moldes da base deixando a organização das peças mais livre, como na primeira figura.
Veja a segui alguns exemplos de figuras que podem ser criadas com o Tangram: