Algebra
Comunicação Científica
X Encontro Gaúcho de Educação Matemática
02 a 05 de junho de 2009, Ijuí/RS
A CONCRETICIDADE NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER
ÁLGEBRA NO CONTEXTO ESCOLAR
GT 01 – Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental
MSc. Isabel Koltermann Battisti – UNIJUÍ – isabelkbattisti@yahoo.com.br
Dra. Cátia Maria Nehring – UNIJUÍ – catia@unijui.edu.br
Resumo: O presente texto se constitui a partir da reflexão de situações vivenciadas em aulas de matemática relacionadas ao ensino e aprendizagem de álgebra. As referidas situações são analisadas considerando implicações do concreto e do abstrato no contexto escolar, a partir da abordagem histórico-cultural. No entendimento proposto são as abstrações que tornam possível agir sobre um concreto mais complexo, diferentes estruturações do concreto podem ser organizadas a partir de diferentes sistemas de abstrações. As abstrações são consideradas mediações capazes de possibilitar a produção de sentidos, tornando as relações conceituais significativas, indispensáveis, desta forma, no processo de elaboração conceitual e/ou de evolução nos níveis de uma determinada conceituação. São entendimentos que podem desencadear e fundamentar reflexões capazes de orientar o ensino de conceitos e procedimentos algébricos, possibilitando ações docentes as quais podem oportunizar ao educando a apropriação de saberes matemáticos relacionados a este campo de saber.
Palavras-chave: ensino e aprendizagem de álgebra; concreto/abstrato; concreticidade; significação de conceitos matemáticos. Introdução
A necessidade de compreender o processo de apreensão, pelos educandos, de conceitos matemáticos relacionados à Álgebra e à necessidade de pensar sobre situações que possibilitam e orientam o ensino de tais conceitos no contexto escolar, gerou o presente texto.
As reflexões aqui expostas estão embasadas teoricamente na perspectiva históricocultural. A partir desta abordagem, a