Educação, Escola da Modernidade
Realidade Escolar: Rede Pública
Segmento de Ensino: Fundamental1(do 1° ao 5° ano)
Aprender é um processo que se inicia a partir do confronto entre a realidade objetiva e os diferentes significados que cada pessoa constrói, acerca dessa realidade considerando as experiências individuais e as regras sociais existentes (Antunes – 2008, pg.32).
A aprendizagem é um estágio de segmento contínuo, sendo assim, um aluno que esteja matriculado no 5° ano do ensino fundamental I e não tenha tido um bom desempenho quando cursava o 4° ano, sofreu os reflexos da progressão continuada por ter grandes dificuldades de ler e compreender, ele não conseguirá acompanhar seus novos conteúdos,e não terá o mesmo desenvolvimento dentro de sala, pois também as condições escolares e suas estruturas não favorecem muito, porque há uma grande dificuldade em encontrar o material pedagógico adequado para auxiliar o professor.
O objetivo primordial da escola é o ensino e a aprendizagem dos alunos, sobre tudo com ênfase nos problemas sociais, culturais e econômicos que afetam as instituições de ensino. O processo de ensino, pode realizar-se apenas sob determinadas condições organizacionais que atuam na escola e na sala de aula.
Não convém às escolas ignorar o papel do Estado, das secretarias de Educação, é preciso saber promover características escolares específicas, tais como:
- Definir um bom plano de trabalho, com professores preparados, que utilizem metodologia de ensino adequados para as matérias e que sejam capazes de promover um bom desempenho seus alunos.
- Organização para que os conteúdos sejam bem selecionados;
- Disponibilidade de material didático, bibliotecas;
- Bom relacionamento entre partes: Diretores, professores, coordenadores.
Essas características descritas reforçam a ideia que a qualidade do ensino necessita de grandes mudanças no ambiente escolar, envolvendo estrutura física das instituições de ensino e condições de funcionamento, organização e